Realizada a 7ª Reunião do Comitê Gestor da Rede +BRASIL – Elo Contas e Controle
#AREDENAOPARA
Aconteceu, no dia 15, a primeira reunião com o Elo Contas e Controle em 2021, reunindo representantes dos parceiros da Rede +BRASIL que atuam no controle externo e interno da administração pública. Estavam presentes à reunião representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG) e da Secretaria-Executiva da Rede, o Departamento de Transferências da União (DETRU).
Segundo a diretora do DETRU, Regina Lemos, as reuniões com o Elo Contas e Controle são uma oportunidade para serem apresentadas as iniciativas do Ministério da Economia e também desses órgãos, de forma a unificar objetivos e esforços, promovendo a gestão colaborativa e evitando-se duplicidade de ações.
Entre os temas apresentados pelo DETRU, destacam-se: as internalizações à Plataforma +Brasil, em que foi apresentado cronograma com o roadmap de novas internalizações à Plataforma +Brasil; o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) e as ações promovidos pelo ME para sua disseminação e implementação; e os indicadores de desempenho e capacidade técnica-operacional para instituições repassadoras e recebedoras de recursos públicos federais, por meio de transferências.
O TCU, representado pelo servidor Rodrigo Felisardo, apresentou sobre a “Estratégia digital do TCU - eixo transferências da União”. Trata-se de nova estratégia digital corporativa do TCU, direcionada pelo questionamento de como será o controle do contexto digital pelos próximos 5 anos. O trabalho tem por propósito redesenhar a forma de atuação do TCU no contexto digital para alavancar o impacto das ações de controle para a sociedade.
A servidora da CGU no Maranhão, Leylane Silva, falou sobre o controle de convênios que vem sendo realizado no estado do Maranhão, com ações preventivas para evitar o desperdício dos recursos públicos. Conforme enfatizado pela servidora, trata-se de demonstração aos gestores de que os recursos públicos são acompanhados mesmo antes de sua liberação.
A Rede +Brasil continua com as atividades previstas. Fique ligado nas próximas atividades, divulgadas no Portal da Plataforma +Brasil.