Realizada a 6ª Reunião do Comitê Gestor da Rede +Brasil - Elo Controle

#AREDENAOPARA
Publicado em 27/08/2020 18:08

A 6ª Reunião do Comitê Gestor da Rede +Brasil – Elo Controle aconteceu no último dia 20 de agosto, com a participação de instituições federais responsáveis pelo controle interno e externo da Administração Pública. Assim, representantes da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União tiveram a oportunidade de se atualizarem quanto às últimas evoluções das ferramentas federais para a gestão das transferências da União.

A reunião online foi aberta pelo Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, que falou da importância das conquistas relacionadas à melhoria da gestão dos recursos públicos, em função dos avanços da Plataforma +Brasil e da Rede +Brasil, que se fortalece a cada dia como exemplo de governança colaborativa.

Na sequência, foi a vez do Coordenador-Geral de Controle Externo do TCU, Junnius Marques Arifas, falar da importância da aproximação entre as instituições no compartilhamento de ações voltadas à gestão transparente e eficiente dos recursos públicos e do importante papel da Plataforma +Brasil nesse processo.

A diretora do Departamento de Transferências da União, Regina Lemos, destacou que as reuniões com o Elo Controle são uma oportunidade de ser apresentado o que está em desenvolvimento pelo DETRU e as ações planejadas, para, assim, a partir dos debates realizados nesse fórum, direcionar melhor as ações do Departamento.  E, para iniciar a as apresentações, falou sobre as recentes evoluções da Plataforma +Brasil e suas ferramentas de gestão, a exemplo dos “grupos de comunicação” entre os aplicativos +Brasil (App Cidadão +Brasil, Gestão +Brasil e Fiscalização +Brasil), iniciativa que visa aproximar os gestores e fiscais, da sociedade.

Regina também falou sobre as evoluções na Plataforma para recepcionar os recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc, demanda que foi desenvolvida colaborativamente entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Ministério do Turismo e o Ministério da Economia.

O Tribunal de Contas da União realizou apresentação sobre o Zello, o assistente virtual do TCU que possui inteligência artificial e interage por meio de mensagens, disponibilizando serviços, como a emissão de certidões do TCU pelo WhatsApp, de forma simples e rápida. Segundo Rodrigo Felisdório, Secretário de Soluções de Tecnologia da Informação, a iniciativa veio para aproximar o TCU e o cidadão, de forma a facilitar a comunicação entre eles.

Dando continuidade, foi a vez da Controladoria Geral da União apresentar o estudo feito a partir da avaliação do saldo em conta nas transferências voluntárias, que resultou no Relatório de Avaliação: Saldo em Conta das Transferências, trabalho que surgiu da necessidade de maximizar os recursos orçamentários de forma a destiná-los à implementação de políticas públicas carentes de recursos. 

Finalizando a reunião, foram apresentadas aos participantes as soluções em desenvolvimento pelo DETRU para a gestão dos passivos de instrumentos provenientes de transferências voluntárias da Administração Pública Federal e para a gestão das obras realizadas por recursos públicos federais, inovações que possibilitarão maior eficiência da gestão pública.

Tags: Rede +Brasil